Aviões da FAB colidem no ar durante treinamento; piloto precisou ejetar
Uma das aeronaves conseguiu pousar em segurança, enquanto o outro foi direcionado para uma área desabitada
Foto: Divulgação / FAB
Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) colidiram no ar, nesta sexta-feira (1º), na cidade de Pirassununga, em São Paulo. De acordo com a FAB, Os pilotos estavam em treinamento quando ocorreu o acidente envolvendo duas aeronaves T-27 Tucano. Apesar da gravidade do acidente, um dos aviões conseguiu pousar em segurança, enquanto o outro foi direcionado para uma área desabitada, permitindo que o piloto ejetasse com sucesso.
“Uma aeronave pousou em segurança, enquanto a outra foi direcionada para região desabitada. O piloto realizou os procedimentos de ejeção da aeronave com sucesso, sendo, em seguida, resgatado por equipe de salvamento da FAB”, informou a instituição.
Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver o momento em que uma das aeronaves pegou fogo ao tocar o solo. Em uma das gravações, é possível ver o piloto de paraquedas.
Ainda de acordo com a FAB, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investigará o acidente “a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram”.