Auditores da Receita Federal entram em greve; entenda
Categoria vai realizar protestos em várias regiões do Brasil
Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil
Os auditores da Receita Federal iniciaram nesta terça-feira (26) uma greve por tempo indeterminado de forma nacional. A categoria vai realizar protestos em várias regiões do Brasil, como no Porto de Santos (SP) e em Brasília.
Os auditores, responsáveis pelo controle das mercadorias que entram e saem do país, garantiram que irá trabalhar com 30% do contingente. A greve vai assegurar a análise e desembaraço de cargas prioritárias definidas em lei, como, por exemplo: cargas vivas, perigosas, perecíveis, medicamentos e alimentos.
A decisão foi votada na última quinta-feira (21) em uma assembleia Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco). Além da greve, foi decidido ainda que os autores irão entregar os cargos em comissão. 94% dos votantes aprovaram as deliberações.
De acordo com a categoria, a greve ocorre devido a um descumprimento pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI) do Termo de Compromisso n.º 1 de 2024. O documento das negociações sobre reestruturação de carreiras e reajustes de remuneração deveriam ser resolvidos em formação de mesas específicas, que deveriam ocorrer até julho. Porém, as mesas não foram abertas.