Notícias
Bahia
SSP-BA apresenta dados da segurança na Bahia e detalha inovação da instituição

SSP-BA apresenta dados da segurança na Bahia e detalha inovação da instituição

Evento acontece nesta segunda-feira (14)

| Autor: Redação/Varela Net

Foto: Varela Net

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia apresenta nesta segunda-feira (14) dados estatísticos da segurança no estado entre os meses de janeiro e setembro de 2024, além disso, a Polícia Civil (PC) irá detalhar a inovação implementada pela instituição: o envio de intimações através do WhatsApp.

Evento acontece no Centro de Operações e Inteligência (COI), no CAB, e estarão presentes: o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, o comandante-geral da Polícia Militar (PM), coronel Paulo Coutinho, a delegada-geral da PC, Heloísa Brito, a diretora-geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), perita criminal Ana Cecília Bandeira, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini.

De acordo com dados apresentados, na Bahia houve uma diminuição de 12,7% no número de mortes violentas quando comparado ao mesmo período do ano passado. 4.578 armas foram apreendidas, uma média de 16 por dia. Além disso, 59 fuzis foram confiscados pela polícia no estado da Bahia.

Em Salvador a queda em mortes violentas foi de 15%. A PC registrou 675 casos em 2024, contra 796 em 2023. Na RMS, houve 339 mortes este ano, em comparação com 429 no ano anterior. Além disso, nas cidades do interior, foram registrados 2.205 casos entre janeiro e setembro deste ano, enquanto em 2023 foram 2.464 ocorrências.

"O combate às facções, com alcance de lideranças e retirada de armas das ruas, impacta diretamente na redução dos homicídios, latrocínios e lesões dolosas seguidas de morte. Continuaremos trabalhando de forma incansável", afirmou o secretário Marcelo Werner.

Heloísa Brito, delegada-geral da PC, detalhou como ocorrerá o funcionamento do novo serviço. "Nós já utilizávamos no Carnaval em festas populares. Então, para além dos serviços que ele oferece, como registro de ocorrência policiais, fazer queixas e denúncias, orientações sobre violência das mulheres, solicitação de serviços online que nós temos, ele agora vem com esse serviço, que é a entrega de intimação".

É importante frisar que será enviado nenhum link para que a pessoa clique, assim será evitado possíveis golpes. "O cidadão receberá um arquivo onde consta o nome dele completo, o CPF e a intimação, dizendo o dia, a hora, o local e a unidade que ele deve comparecer, além do nome do delegado. Não vamos pedir nenhum dado pessoal do indivíduo, nós não solicitamos nenhuma transferência bancária e nem a solicitação do pagamento de nenhum tipo de valor", acrenscentou Heloísa.

Tags

Notícias Relacionadas