Secretaria da Saúde da Bahia reforça assistência durante o São João
O Governo do Estado investiu cerca de R$ 4,5 milhões na saúde para suporte no São João
Foto: Leonardo Rattes/Saúde GovBA
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) está intensificando a sua assitência médica durante as festividades juninas, como parte das ações do Governo do Estado na área da saúde, representando um investimento de aproximadamente R$ 4,5 milhões. Com o reforço nos plantões médicos, de enfermagem e administrativos, o Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho em Irecê e Hospital Geral Clériston Andrade em Feira de Santana foram preparados com um esquema especial de atendimento.
O foco principal da assistência será no HGE e no HRSAJ, ambos com unidades especializadas no tratamento de queimaduras. O Hospital do Oeste em Barreiras, também equipado com unidade de tratamento de queimaduras, estará pronto para atendimentos na região. No norte do estado, o Hospital Regional de Juazeiro reservou leitos para vítimas de acidentes que resultem em queimaduras.
Além dos hospitais, três postos de atendimento serão instalados em Salvador, localizados no Parque de Exposições, Paripe e Pelourinho, para atendimentos de urgência, em colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.
A secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, destacou que mais de mil plantões extras foram disponibilizados para as ações da Sesab durante o período junino. "Esperamos sempre que ninguém necessite de atendimento hospitalar, mas estamos preparados com equipes de prontidão, especialmente nas unidades especializadas no tratamento de queimaduras", afirmou a titular da pasta. Roberta Santana enfatizou que todas as unidades hospitalares estaduais estarão disponíveis 24 horas por dia para qualquer emergência.
No último São João, em 2022, o Hospital Regional de Juazeiro registrou oito ocorrências nos dias 23 e 24 de junho. Já em 2023, no mesmo período, o número diminuiu para três ocorrências, representando uma queda de mais de 62% no atendimento a vítimas de queimaduras. No HRSAJ, foram registradas 12 ocorrências de queimaduras em 2022, reduzindo para sete em 2023, uma queda de mais de 41% nos atendimentos. Por outro lado, o HGE, referência no tratamento de queimaduras, apresentou um aumento no número de casos, de 23 atendimentos em 2022 para 39 em 2023.
Durante as festividades juninas, além das queimaduras causadas por fogos de artifício, os traumas decorrentes da explosão de bombas são uma preocupação. No HGE, que possui serviço de cirurgia de mão, o número de atendimentos por explosão de bombas aumentou de 31 em 2022 para 38 em 2023.