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Salvador e RMS ganham novos postos para emissão da nova identidade

Salvador e RMS ganham novos postos para emissão da nova identidade

Ampliação dos pontos de atendimento visa facilitar o acesso à nova identidade para os moradores da capital baiana e sua região

| Autor: Redação

Foto: Divulgação

A partir do dia 1º de agosto, Salvador e a Região Metropolitana (RMS) contarão com novos postos para a emissão da Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Na capital baiana, os locais de atendimento serão os postos SAC Barra, Bela Vista, Shopping da Bahia, Comércio e Uruguai (Outlet Center). Na RMS, a emissão será realizada no Boulevard Shopping em Camaçari e no Parque Shopping Bahia em Lauro de Freitas. A medida visa facilitar o acesso ao novo documento para os cidadãos dessas áreas.

A partir do dia 8 de agosto, a Rede SAC expandirá ainda mais a disponibilidade da CIN, incluindo novos pontos em Salvador: SAC Cajazeiras, Liberdade, Pau da Lima e Periperi. Na RMS, o atendimento será ampliado para Candeias e Simões Filho, no Shopping Multicenter Empresarial. Essa expansão é parte do esforço do governo para melhorar o acesso ao novo documento de identidade para todos os cidadãos da região.

No interior do estado, a emissão da Nova Carteira de Identidade começará a partir do dia 15 de agosto. Inicialmente, os postos de atendimento serão em SAC Feira I e II, Conquista I e II, Ilhéus, Irecê, Itabuna e Barreiras. Essa etapa garantirá que a população do interior também tenha acesso ao novo documento, facilitando a inclusão e atualização das identidades em todo o estado.

Para permitir essa expansão, a Rede SAC interromperá temporariamente o atendimento nos postos que começarão a emitir a CIN de 29 a 31 de julho. Durante esse período, o atendimento para a retirada do RG antigo continuará normalmente, mediante apresentação do protocolo. Essa pausa é necessária para a adaptação dos sistemas e processos aos novos padrões da CIN.

A nova identidade, que substitui o RG tradicional, traz várias inovações, incluindo a possibilidade de adicionar informações de outros documentos e condições de saúde, além do nome social. O documento será válido por cinco a dez anos, dependendo da faixa etária do portador, e terá um QR Code para verificação de autenticidade. O investimento na implementação da CIN na Bahia ultrapassa R$ 8,6 milhões e é coordenado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb).

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