Notícias
Bahia
Professores de universidades federais encaminham fim da greve

Professores de universidades federais encaminham fim da greve

Maioria das instituições votam a favor de acordo proposto, UFBA mantém suspensão das atividades com indicativo de término

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Rede Social

Após quase dois meses de paralisação unificada, professores das universidades federais no Brasil estão próximos de encerrar o movimento grevista, que teve início em defesa da reestruturação da carreira e da recomposição salarial.

Segundo levantamento, das 62 universidades federais afetadas pela greve, pelo menos 37 já votaram a favor da assinatura do acordo proposto pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e pelo Ministério da Educação (MEC).

Entre as universidades que já decidiram pelo retorno, oito têm data definida, enquanto outras 15 planejam encerrar a greve simultaneamente com as demais instituições que aderiram ao movimento.

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Na última assembleia realizada na tarde desta terça-feira (18), na reitoria da UFBA, os professores decidiram manter as atividades suspensas, porém com um “indicativo de fim de greve”. A decisão foi tomada com 263 votos a favor do seguimento da greve com indicativo de fim, 139 votos pelo fim imediato da paralisação e uma abstenção.

Um novo encontro está marcado para o dia 26 deste mês na UFBA, onde se espera o fim definitivo da greve e o retorno ao calendário acadêmico, alinhado ao comando de greve nacional e às demais instituições que ainda estão em paralisação no país.

Tags

Notícias Relacionadas