Notícias
Bahia
OverClean: Saiba quem são os quatro suspeitos presos na operação

OverClean: Saiba quem são os quatro suspeitos presos na operação

Os presos são o vice-prefeito de Lauro de Freitas, secretário de Mobilidade Urbana de Vitória da Conquista, ex-prefeito de Santa Cruz da Vitória e um policial federal

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (23), mais uma fase da Operação OverClean foi deflagrada, resultando na prisão de quatro suspeitos investigados por envolvimento em um esquema de corrupção. Entre os presos estão Vidigal Cafezeiro (Republicanos), vice-prefeito de Lauro de Freitas, Lucas Moreira Martins Dias, Secretário de Mobilidade Urbana de Vitória da Conquista, Carlos André de Brito Coelho, ex-prefeito de Santa Cruz da Vitória, e o policial federal Rogério Magno Almeida Medeiros.

Vidigal Cafezeiro foi eleito vice-prefeito de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, em 2020, compondo a chapa da atual prefeita, Moema Gramacho (PT). Em 2024, ele apoiou Débora Regis (União Brasil), que derrotou Rosalvo, candidato petista.

O vice-prefeito já havia sido alvo de mandados de busca e apreensão no último dia 10 de dezembro, quando a Polícia Federal prendeu o empresário Marcos Moura, conhecido como "Rei do Lixo", apontado como um dos líderes do esquema. Segundo as investigações, Cafezeiro é acusado de receber pagamentos mensais e de ter dívidas pessoais quitadas pelo grupo criminoso. Entre essas dívidas, consta o aluguel de um veículo com faturas em atraso.

Carlos André, ex-prefeito de Santa Cruz da Vitória, é apontado pela Polícia Federal como suposto operador financeiro e político do esquema. Ele estaria ligado à movimentação de grandes valores para empresas fantasmas vinculadas ao grupo criminoso, com maior atuação na Secretaria de Educação de Salvador.

A Operação OverClean investiga um esquema de desvio de recursos provenientes de emendas parlamentares, revelando um complexo sistema de corrupção que envolvia agentes políticos e empresariais. A Polícia Federal continua as apurações para identificar outros envolvidos e desarticular completamente o esquema.

Tags

Notícias Relacionadas