Operação Páscoa 2025: Ibametro intensifica fiscalização na Bahia
A ação ocorre entre os dias 7 e 14 de abril

Foto: Divulgação / Ibametro
O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) deu início, nesta semana, à Operação Páscoa 2025, intensificando as inspeções em estabelecimentos comerciais por toda a Bahia. A ação, que ocorre entre os dias 7 e 14 de abril, tem como foco principal garantir que os itens mais consumidos durante a Semana Santa estejam sendo vendidos em conformidade com as normas legais de qualidade, segurança e transparência para o consumidor.
A operação faz parte de uma mobilização nacional liderada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Na Bahia, o Ibametro atua como braço delegado do órgão federal, sendo também vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE).
Durante a fiscalização, os agentes verificam se o peso líquido informado nas embalagens corresponde ao conteúdo real, desconsiderando o peso da embalagem ou eventuais camadas de gelo, no caso dos pescados congelados. Além disso, ovos de Páscoa com brinquedos são minuciosamente analisados para checar se estão devidamente certificados com o selo do Inmetro e cumprem as exigências de segurança para o público infantil.
“Nosso papel é assegurar que o consumidor baiano tenha acesso a produtos corretos e seguros. A Operação Páscoa reforça nosso compromisso com a proteção do consumidor, especialmente em períodos de maior movimentação comercial, como a Semana Santa”, destaca o diretor-geral do Ibametro, Thales Dourado.
Outro ponto de atenção da operação são os materiais utilizados nas embalagens, como grampos, arames e fitas metálicas, que representam riscos, especialmente para crianças pequenas. O instituto alerta os consumidores para redobrarem os cuidados com esses itens, que muitas vezes passam despercebidos.