Notícias
Bahia
Operação Terra Justa prende integrantes de milícia que atua há mais de 10 anos no oeste da Bahia

Operação Terra Justa prende integrantes de milícia que atua há mais de 10 anos no oeste da Bahia

Grupo é acusado de violência em conflitos fundiários e de expulsar comunidades tradicionais com uso de empresas de fachada

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Divulgação MPBA

Mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta sexta-feira (25) contra um grupo miliciano armado que atua há mais de uma década no oeste da Bahia, em regiões onde vivem dezenas de famílias de comunidades tradicionais. A ação faz parte da Operação Terra Justa, deflagrada pelo Ministério Público da Bahia (MPBA), por meio do Gaeco, com apoio da Polícia Civil, Corregedoria da PM-BA e do Comando de Policiamento de Missões Especiais (CIPE Cerrado).

A operação cumpriu dois mandados de prisão e quatro de busca e apreensão nos municípios de Correntina e Jaborandi. Foram apreendidos aparelhos eletrônicos, armas e munições. Os mandados foram autorizados pela Vara Criminal de Correntina com base em investigações que apontam a prática de crimes como milícia privada, grilagem de terras, ameaças e lesões corporais.

Segundo o MPBA, o grupo operava sob o disfarce de empresas de segurança privada sem autorização da Polícia Federal, prestando serviços para grandes fazendeiros da região. As ações criminosas visavam a expulsão de comunidades tradicionais de fundo e fecho de pasto, prática ilegal e violenta que vem sendo denunciada por movimentos sociais e lideranças locais.

As investigações seguem em curso, e os presos serão encaminhados à Justiça para os devidos procedimentos legais. O MP destacou que a operação representa um passo importante na defesa dos direitos territoriais de povos tradicionais e no enfrentamento às milícias rurais na Bahia.

Tags

Notícias Relacionadas