Mais uma santa soteropolitana pode ser canonizada pelo Vaticano
A santa pode ser canonizada nesta quarta-feira (25).
Foto: Divulgação/Arquidiocese
A Igreja Católica pode receber mais uma santa oriunda de Salvador nesta quarta-feira (25). A pessoa em questão é Vitória da Encarnação, que nasceu em Salvador, no ano de 1661. O processo da arquidiocese foi aberto em novembro de 2019 e retomado em abril deste ano, deve ser concluído ainda essa semana, no Convento do Desterro, onde a mulher viveu e morreu.
A sessão deverá ser conduzida pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha. Toda a documentação sobre os milagres realizados pela Madre Vitória da Encarnação, juntamente aos testemunhos e relatos que foram coletados, foram enviados ao tribunal formado por nomes da Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil. Entre eles, frei Jociel Gomes; pelo delegado episcopal, cônego Alberto Montealegre; pelo promotor de Justiça, padre Laudimar Oliveira da Silva; pelo notário, Dom Sebastião Rolim e pela notária adjunta, Irmã Violeta.
Segundo relatos de devotos, a santa tinha os dons de profecia e revelação, fazendo com que ela soubesse exatamente onde se encontravam pessoas, animais e objetos desaparecidos e conseguisse prever acontecimentos que ainda iriam acontecer. Os restos mortais de Madre Vitória se encontram hoje acima de uma porta que liga o coro de baixo à nave da Igreja do Convento Santa Clara do Desterro, em Salvador.