Embasa anuncia retorno do abastecimento de água em Salvador e área metropolitana
Serviço será regularizado em até 48h
Foto: Reprodução | Caroline Borges/g1
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) anunciou, nesta quinta (28), a retomada total da operação do abastecimento de água para Salvador e região metropolitana. O retorno do fornecimento, contudo, é gradativo. Segundo a empresa hídrica do estado, a normalização completa da atividade será realizada em até 48 horas.
A redução temporária do serviço começou na última terça-feira (27), com o intuito de garantir mais qualidade da água, afetada com as chuvas das últimas semanas na barragem de Joanes 2. A produção foi retomada graças ao monitoramento e ajustes no tratamento da água que voltou a ser captada na barragem.
Manuelle Andrade, diretora de Operação da Embasa na Região Metropolitana de Salvador, explicou o processo gradativo de normalização do serviço.
“Apesar de já termos normalizado o volume de água ofertado pelo sistema, a retomada do fornecimento de água nos imóveis é um processo gradativo e, neste caso específico pode levar até 48 horas para a normalização completa, até que os grandes reservatórios de distribuição recuperem completamente seus níveis e a água possa alcançar todos os imóveis”, disse a diretora.
Para que a normalização seja garantida totalmente, é necessário que os grandes reservatórios de distribuição espalhados pelos bairros de Salvador se encham de água. Assim, a água terá pressão suficiente para chegar em pontos mais altos e distantes da rede distribuidora.