Notícias
Bahia
Dia da Mulher: Os desafios encontrados por professoras no ambiente escolar

Dia da Mulher: Os desafios encontrados por professoras no ambiente escolar

Eliane Neves e Ana Rita contam sobre os desafios que enfrentam na sala de aula

| Autor: Júnior Costa e André Souza

Foto: Arquivo Pessoal

Ser professor requer ter mil e uma utilidades, além de ser o mestre do conhecimento, em explicar diversos assuntos do nosso cotidiano, seja do português até a física, esse papel requer alguns desdobramentos. Mas se mudar a rota, e colocar as professoras como protagonistas neste enredo, podemos afirmar que a profissão de educador é a mais ocupada por mulheres?

Segundo os dados do Censo escolar de 2020, 81% dos docentes de escolas são mulheres. Esse quadro ainda se agrava pelo motivo da desigualdade de gênero. Infelizmente, dentro da profissão, os educadores homens recebem 12% a mais.

As mulheres desempenham um papel muito importante na sociedade, elas possuem diversas vertentes no dia a dia, a maioria ainda é esposa, mãe, dona de casa e professora. A figura feminina vai além do que se prevê em uma profissão, pois em todos os aspectos a mulher tem que desenvolver uma profissão, desde do ambiente familiar, pessoal e profissional. 

Desafios dentro da sala de aula

Mas quais são os desafios enfrentados por elas dentro das escolas? Segundo Eliana Neves, vice-diretora e professora da rede municipal de Salvador, um dos maiores desafios como professora de jovens e adultos é o respeito por ser mulher dentro da sala de aula.

"Estou falando especificamente da professora que trabalha com público adulto, com EJA, com jovem, principalmente do turno da noite. Ter que lidar com determinadas posturas de alunos, homens que se acham no direito de fazerem investidas mesmo quando acham que a professora é bonita, atraente, e não respeitam esse lugar de educadora," pontuou Eliane.

Foto: Arquivo Pessoal

Um dos maiores desafios de uma professora mulher é saber lidar com alunos inconvenientes, sem respeito, que falam bobagens, sem o interesse de está na escola para obter conhecimento.

"Essa geração é uma geração que não respeita esse limite. Eu penso que o professor tem perdido o respeito pelos adolescentes, de modo geral mesmo, parece que uma boa parte dos adolescentes se perdeu referente ao que é respeito. Isso requer jogo de cintura, estratégias, isso me incomoda," comentou a professora

A professora de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino, Ana Rita, que já atua há 26 anos dentro da sala de aula também falou sobre os desafios que ela enfenta no ambiente escolar. 

Ana Rita pontuou que além dos diversos comportamentos preconceituosos em relação às mulheres dentro do ambiente escolar há também o desafio da sobrecarga do trabalho doméstico, das funções maternas e o preconceito de gênero sofridos em relações a profissionais do sexo masculino.

Entretanto, para Ana Rita nem tudo está perdido e ela tem uma grande esperança no processo de transformação do ambiente escolar com ações pontuais que podem auxiliar nessa caminhada.

"Acredito no poder transformação da escola através de debates e reflexões para que o fazer pedagógico seja mais significativo em um ambiente acolhedor para as professoras." frisou a docente.
 

Tags

Notícias Relacionadas