Camamu lidera ranking das piores cidades da Bahia em qualidade de vida
Município famoso por suas belezas naturais é o pior colocado em índice que avalia indicadores sociais e ambientais
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Camamu, conhecida por suas paisagens deslumbrantes na Baía de Camamu, não conseguiu escapar do topo indesejado de um ranking que analisa a qualidade de vida dos municípios baianos. Segundo o Índice de Progresso Social (IPS), lançado pelo professor Michael Porter da Harvard Business School, Camamu apresentou os piores indicadores em áreas cruciais como segurança e acesso à educação, dentre outros critérios sociais e ambientais.
Em segundo lugar no ranking está Sátiro Dias, seguido por Pilão Arcado, que completam o pódio das cidades com menores pontuações no IPS. Diferente de índices convencionais focados em aspectos econômicos, o IPS visa medir o progresso social de uma comunidade através de parâmetros como nutrição, acesso à moradia e liberdades individuais.
O índice serve como uma ferramenta importante para orientar políticas públicas e iniciativas da sociedade civil, buscando melhorar as condições de vida nas regiões mais carentes do estado. A seguir, confira o top-10 completo do ranking das piores cidades da Bahia em qualidade de vida, conforme o IPS.
Veja o top-10:
- Camamu
- Sátiro Dias
- Pilão Arcado
- Belmonte
- Alcobaça
- Itangra
- Jucuruçu
- Wenceslau Guimarães
- Jussari
- Teolândia