Aumento de colisões em postes afeta distribuição de energia na Bahia
Coelba afirma que mais de 300 mil baianos tiveram o fornecimento de energia interrompido devido às colisões
Foto: Divulgação/Coelba
A colisão de veículos em postes na Bahia tem sido um dos principais fatores externos que afetam a distribuição de energia no estado. Segundo informações da concessionária Neoenergia Coelba, aproximadamente 1,7 mil ocorrências de abalroamentos foram registradas no estado durante o primeiro semestre de 2024, representando um aumento de 13% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
O aumento informado pela Coelba, causou um prejuízo para cerca de 342 mil consumidores, que enfrentaram períodos de interrupção no fornecimento de energia. Mesmo com o aumento no número de acidentes, o total de consumidores afetados foi cerca de 5% menor em 2024. A redução no impacto sobre os consumidores acontece devido à ampliação de tecnologias avançadas na rede elétrica, como o sistema de self-healing.
A concessionária também afirma que a substituição de postes danificados é uma operação complexa que exige a recomposição de cabos e equipamentos, resultando em um tempo mínimo de atendimento de quatro horas. No entanto, com o self-healing, a energia é restabelecida em menos de um minuto, sem que os consumidores precisem esperar a conclusão dos reparos.