Sites do Ministério da Saúde e do Conecte SUS saem do ar após ataque hacker
Invasão aconteceu na madrugada desta sexta-feira (10)
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasi
O site do Ministério da Saúde ficou fora do ar na madrugada desta sexta-feira (10), após a invasão de um grupo hacker. As plataformas como o Conecte SUS, DataSUS e Painel Coronavírus também foram afetadas pelo ataque cibernético de autoria do Lapsus$ Group.
“Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB (Terabyte) de dados está (sic) em nossas mãos”, informou o grupo no site do Ministério da Saúde que ainda pedem para que seja feito um contato através de uma conta do Telegram ou e-mail, "caso queiram o retorno dos dados".
O Lapsus$ Group utilizaram o vírus “Ransomware”, que sequestra os dados do sistema invadido e cobra um valor em dinheiro pelo resgate. Geralmente o valor é pago na moeda virtual bitcoin, o que dificultar rastrear o criminoso.
De acordo com relatos de internautas, ao tentar logar nas plataformas do Ministério da Saúde, os usuários encontram uma mensagem de erro e não conseguem acessar os dados do cartão de vacinação contra a covid-19, que também é utilizado para comprovar a imunização.
Até o fechamento desta matéria o Ministério da Saúde ainda não se pronunciou sobre a invasão.