NotíciasSaúdeMinistério da Saúde divulga alta de 70% nas internações por Herpes-Zóster

Ministério da Saúde divulga alta de 70% nas internações por Herpes-Zóster

Entenda mais sobre a doença que tem tido alta nos números nos últimos anos na Bahia

| Autor: Gabriela Domingos

Foto: Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde divulgou recentemente um aumento de 70% no número de internações de herpes-zoster de 2022 para 2023 na Bahia. A doença, que aparece na pele e é causada pelo Vírus Varicela-Zoster (VVZ), atinge geralmente o pescoço, tórax e braços. 

A equipe do Varela Net solicitou os dados atualizados do Ministério da Saúde. Confira: 

“De acordo com dados dos Sistemas de Informações Hospitalares e Ambulatoriais do SUS, no estado da Bahia, foram registradas, em 2022, 92 internações pela mesma doença. Em 2023 foram registradas 155 internações e de janeiro a março de 2024 foram 36 internações por herpes-zóster” 

O órgão também informou dados da doença a nível nacional. “No Brasil, em 2022, foram 1.961 internações por herpes-zóster no país. Em 2023, foram 2.537 internações. De janeiro a março de 2024 foram registradas 710 internações pela doença” 

O ministério da Saúde alertou que os números divulgados não sao relacionados ao número de pessoas atendidas, mas sim ao número de procedimentos realizados.

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) também foi acionada pela equipe e informou que em 2022 foram 97 internações, já no ano de 2023 foram 158 pessoas foram atendidas e em 2024, até o mês de março, 25 pessoas foram internadas por causa da Herpes Zóster na Bahia. 

O que é a doença? 

A Herpes Zóster é uma doença de pele acusada pelo vírus Varicela-Zóster (VVZ), o mesmo da Catapora. O vírus permanece dormente dentro das células e sua reativação acontece na fase adulta ou em pessoas com algum comprometimento imunológico como: portadores de hipertensão diabetes e outras doenças crônicas, além de câncer, Aids, transplantados e outras doenças.

Quais os sintomas? 

Os sinais e sintomas da doença é, quase sempre, típico. Na maioria dos casos, antecedem as lesões de pele os seguintes sintomas:

•    Dores nos Nervos;
•    Formigamento, adormecimento;
•    Febre;
•    Dor de cabeça;
•    Mal-estar.

Prevenção

 As principais medidas de prevenção da Hepers-Zóster são:

•    Vacinação;
•    Lavar as mãos quando contato com as lesões;
•    Isolamento
•    Desinfecção dos objetos contaminados;
•    Imunoprofilaxia;
•    Entre outros.

A vacina da Varicela está licenciada no Brasil na apresentação monovalente ou combinada com a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). A aplicação da vacina tetraviral só deverá ser administrada aos 15 meses de idade se a criança tiver recebido uma dose da vacina tríplice viral entre 12 e 14 meses.

Tratamento

O tratamento para Herpes-Zóster deve ser sintomático, podendo administrar antitérmicos, analgésicos, anti-histamínico. Além disso, é recomendado a higiene da pele com água e sabonete. Em caso de infecções secundárias, o uso de antibióticos é necessário para combater estreptococos do grupo A e estafilococos.

Tags

Notícias Relacionadas