NotíciasSaúdeMinistério da Saúde confirma 1ª morte por varíola das macacos

Ministério da Saúde confirma 1ª morte por varíola das macacos

Vítima era de Uberlândia, em Minas Gerais. País tem 1.066 casos confirmados da doença

| Autor: Redação

Foto: Reprodução / Banco de imagens

O Ministério da Saúde confirmou, nesta sexta-feira (29), a primeira morte decorrente da varíola dos macacos no Brasil. A vítima, que não teve nome confirmado, era de Uberlândia, município de Minas Gerais. 

Até o momento, o Brasil tem 1.066 casos confirmados, tendo São Paulo e Rio de Janeiro como os dois estados com mais números da doença. A doença ainda é tratada como surto, estágio que antecede a epidemia, que antecede a pandemia. Em nota, a pasta disse que o combate à doença será prioridade, além de anunciar a criação de um comitê com as seguintes instituições: Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a Opas. 

Veja o número de casos em cada estado: 

São Paulo: 823

Rio de Janeiro: 124

Minas Gerais: 44

Paraná: 21

Distrito Federal: 15

Goiás: 13

Bahia: 5

Ceará: 4

Santa Catarina: 4

Rio Grande do Sul: 4

Pernambuco: 3

Rio Grande do Norte: 2

Espírito Santo: 2

Tocantins: 1

Acre: 1

Sintomas

A doença tem como sintomas como fadiga, febre, dor de cabeça e dores musculares, que assemelham à manifestação da gripe. Entre 1 e 5 dias após os primeiros sintomas, aparecem lesões cutâneas, na face e em outras partes do corpo. Já a transmissão acontece por meio de contatos com objetos contaminados, ou também no contato com roedores, tidos com os possíveis transmissores da doença. 

Tags

Notícias Relacionadas