Ministério da Saúde confirma 1ª morte por varíola das macacos
Vítima era de Uberlândia, em Minas Gerais. País tem 1.066 casos confirmados da doença
Foto: Reprodução / Banco de imagens
O Ministério da Saúde confirmou, nesta sexta-feira (29), a primeira morte decorrente da varíola dos macacos no Brasil. A vítima, que não teve nome confirmado, era de Uberlândia, município de Minas Gerais.
Até o momento, o Brasil tem 1.066 casos confirmados, tendo São Paulo e Rio de Janeiro como os dois estados com mais números da doença. A doença ainda é tratada como surto, estágio que antecede a epidemia, que antecede a pandemia. Em nota, a pasta disse que o combate à doença será prioridade, além de anunciar a criação de um comitê com as seguintes instituições: Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a Opas.
Veja o número de casos em cada estado:
São Paulo: 823
Rio de Janeiro: 124
Minas Gerais: 44
Paraná: 21
Distrito Federal: 15
Goiás: 13
Bahia: 5
Ceará: 4
Santa Catarina: 4
Rio Grande do Sul: 4
Pernambuco: 3
Rio Grande do Norte: 2
Espírito Santo: 2
Tocantins: 1
Acre: 1
Sintomas
A doença tem como sintomas como fadiga, febre, dor de cabeça e dores musculares, que assemelham à manifestação da gripe. Entre 1 e 5 dias após os primeiros sintomas, aparecem lesões cutâneas, na face e em outras partes do corpo. Já a transmissão acontece por meio de contatos com objetos contaminados, ou também no contato com roedores, tidos com os possíveis transmissores da doença.