Governo da Bahia inaugura primeiro hospital público de cuidados paliativos do Brasil
O hospital será gerido pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid)
Foto: Feijão Almeida/GOVBA
O Governo do Estado da Bahia inaugurou nesta sexta-feira (31), o primeiro hospital público do Brasil dedicado exclusivamente aos cuidados paliativos. O Hospital Estadual Mont Serrat – Cuidados Paliativos foi implantado em Salvador. A entrega representa um momento histórico na saúde pública.
A entrega da unidade acontece no momento da recente implementação da Política Nacional de Cuidados Paliativos, lançada pelo Ministério da Saúde. A estratégia visa oferecer serviços de saúde mais humanizados a pacientes, familiares e cuidadores, com a expectativa de habilitar 1,3 mil equipes com um investimento anual de R$ 887 milhões.
O investimento total de R$ 66 milhões garantiu a requalificação completa do espaço e a adequação ao atendimento humanizado. A unidade conta com 70 leitos, ambulatórios especializados, serviços de bioimagem, laboratório e áreas voltadas à telemedicina e pesquisa.
O hospital será gerido pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), organização reconhecida por sua expertise em cuidados paliativos e gestão hospitalar humanizada. “Com a escolha da Osid, asseguramos não apenas a qualidade técnica, mas, também, o acolhimento que só uma instituição com a história e os valores de Santa Dulce dos Pobres pode oferecer”, afirmou a secretária da Saúde, Roberta Santana.
A unidade contará com uma equipe de 435 colaboradores, incluindo 41 médicos especializados, garantindo atendimento de excelência e acolhimento integral aos pacientes e famílias. Além dessa unidade, a Bahia oferece serviços de cuidados paliativos em 52 unidades distribuídas por todas as nove macrorregiões do estado, consolidando uma rede de atendimento robusta.