Tarcísio busca a liberação de Bolsonaro junto ao STF para negociar tarifaço com Trump
Governador acredita que liberação seria demonstração de "boa vontade" do STF em solucionar a questão

Tarcisio e Bolsonaro abraçados |Foto: Alan Santos/PR
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) entrou em contato com ministros do Supremos Tribunal Federal (STF), buscando viabilizar uma liberação para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ir aos Estados Unidos, visando resolver o problema do Tarifaço imposto por Donald Trump, presidente dos EUA. As informações são da colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo.
Na ligação, Tarcísio disse aos ministros que Bolsonaro teria toda a capacidade de diminuir a tarifa imposta aos produtos brasileiros. O governador afirmou que a autorização seria um sinal de "boa vontade" do STF para resolver a questão.
A proposta, porém, foi prontamente recusada pelos magistrados, que apontam a ideia como "fora de propósito". Novamente segundo a Folha, a ideia era construir um acordo para que Bolsonaro viajasse aos EUA com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Mota (Republicanos-PB), e com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (UNIÃO-AP) para que os três discutissem a aprovação, pelo Congresso, de uma anistia ao ex-presidente.
Porém, Jair Bolsonaro está impedido de sair do Brasil. Ele também teve seu passaporte apreendido pela Polícia Federal (PF) em fevereiro de 2024. O ex-presidente é investigado por tentativa de golpe de Estado para se manter no poder por meio de uma minuta golpista que previa a prisão dos ministros do STF Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, além do então presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).