NotíciasPolíticaSTF pede investigação de possível genocídio de indígenas no governo Bolsonaro

STF pede investigação de possível genocídio de indígenas no governo Bolsonaro

Ministro Barroso determina investigação da possível prática por autoridades do governo anterior

| Autor: Redação

Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou a abertura de uma investigação por um possível crime de genocídio dos povos indígenas cometido por integrantes do governo Jair Bolsonaro (PL). O pedido foi feito nesta segunda-feira (30). 

Além do genocídio, Barroso ainda pede a investigação por desobediência de decisões judiciais do governo anterior. O ministro do STF tomou a decisão após a apresentação dos números sobre a situação dos povos da etnia Yanomami, e determinou também a atuação do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a retirada dos garimpos da região das comunidades indígenas em até 30 dias. As autoridades investigadas, entretanto, não tiveram os nomes divulgados. 

Na decisão, o ministro aponta que os dados mostram um "quadro gravíssimo e preocupante, sugestivo de absoluta anomia (ausência de regras) no trato da matéria, bem como da prática de múltiplos ilícitos (crimes), com a participação de altas autoridades federais". Barroso ainda afirma que há um "quadro de absoluta insegurança dos povos indígenas envolvidos, bem como a ocorrência de ação ou omissão, parcial ou total, por parte de autoridades federais, agravando tal situação". 

Tags

Notícias Relacionadas