NotíciasPolíticaPF encontra minuta para tentar mudar resultado das eleições na casa de Torres

PF encontra minuta para tentar mudar resultado das eleições na casa de Torres

No Twitter, Torres disse que o "documento citado foi vazado fora do contexto ajudando a alimentar narrativas falaciosas" contra ele

| Autor: Redação

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Foi encontrada na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres uma minuta de um decreto que tinha o intuito de instaurar estado de defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para mudar o resultado das eleições de 2022. O documento foi encontrado ela Polícia Federal.

No Twitter, Torres disse que o "documento citado foi vazado fora do contexto ajudando a alimentar narrativas falaciosas" contra ele.

A medida pode ser considerada inconstitucional. De acordo com um especialista ouvido pelo site g1, o "propósito" do decreto "seria interferir no Tribunal Superior Eleitoral para Bolsonaro se autodeclarar vencedor das eleições".

Renato Ribeiro de Almeida, coordenador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), disse que o decreto, se publicado, seria "totalmente inconstitucional".

"É golpe. Não existe uma previsão legal para isso. Não existe no estado democrático de direito. É um ato preparatório de crime. Se fosse colocado em prática, levaria à prisão de Anderson Torres e do próprio Jair Bolsonaro", afirmou.
 

Tags

Notícias Relacionadas