NotíciasPolíticaPF diz ter encontrado “diálogos chocantes” em celular de governador do Acre

PF diz ter encontrado “diálogos chocantes” em celular de governador do Acre

Gladson Cameli (PP) teria chefiado esquema de desvio de recursos públicos e de lavagem de dinheiro

| Autor: Redação

Foto: Governo do Acre

A Polícia Federal obteve conversas e trocas de mensagens que reforçam as suspeitas de que o governador do Acre, Gladson Cameli (PP), teria chefiado esquema de desvio de recursos públicos e de lavagem de dinheiro.

Segundo a CNN, O material embasou a terceira fase da Operação Ptolomeu, deflagrada no início de março, em que foram cumpridos 85 mandados de busca e apreensão. Na ocasião, a PF chegou a pedir o afastamento do governador do cargo, mas o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou.

A CNN teve acesso ao processo, que permanece sob sigilo. Nos documentos há diversas conversas entre o governador, empresários e secretários. Em algumas, os investigadores concluem que Cameli dá a última palavra sobre os pagamentos de fornecedores pelo estado.

Em um dos trechos, a PF enfatiza que “há diálogos chocantes” em que Gladson se dispõe a ajudar o primo a ganhar obras públicas no Acre. A autoridade policial afirma que “percebe-se uma completa violação do trato com a coisa pública”.


Em nota à CNN, a defesa do governador disse ele Cameli “não cometeu qualquer ilegalidade. Também afirmou que a investigação “caminha sem conclusão há dois anos” e que o chefe do Executivo acreano já prestou os “devidos esclarecimentos”, colocou-se à disposição das autoridades e “assim permanece”.

O advogado que representa o primo Linker Cameli, Marco Antônio Palácio, disse que a defesa não irá se manifestar, pois o processo tramita em segredo de justiça.

Numa das conversas captadas pela PF, o governador se queixa com um primo, em virtude de uma suposta cobrança que recebeu da tia, porque uma empresa não estava conseguindo “ganhar obras”.

No áudio, transcrito pelos investigadores, o governador afirma: “Parece que eu não tô querendo te dar obra, é isso?”. Em outro áudio, na mesma conversa Gladson Cameli diz: “O que é que eu tenho que fazer? Me diz aí”.

Tags

Notícias Relacionadas