Pesquisa Quaest: rejeição a Bolsonaro chega a 65% na Bahia para 2026
Pesquisa aponta que Jair Bolsonaro (PL) tem a maior taxa de rejeição entre os possíveis candidatos à presidência em 2026

Foto: Alan Santos/PR
A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (12), aponta que Jair Bolsonaro (PL) tem a maior taxa de rejeição entre os possíveis candidatos à presidência em 2026, com 57% dos entrevistados afirmando que não votariam nele. Na Bahia, esse índice chega a 65%. Em comparação, 45% dos entrevistados rejeitam o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Apesar disso, Lula ainda tem maior possibilidade de voto, mas sua aprovação caiu em todos os estados analisados. Na Bahia, a aprovação do governo federal diminuiu de 69% para 66%, enquanto a desaprovação subiu de 29% para 33%. Nacionalmente, 33% avaliam seu governo positivamente, 31% negativamente e 34% como regular.
Em relação à reeleição de Lula em 2026, 52% dos entrevistados são contra e 45% são favoráveis. Na simulação de intenção de voto para 2026, Lula lidera em todas as projeções feitas pela pesquisa. Além disso, Michelle Bolsonaro é vista como a principal adversária de Lula, caso ele busque a reeleição.
Bolsonaro permanece inelegível até 2030, após condenação do TSE por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação nas eleições de 2022. O ex-presidente também enfrenta várias investigações e já foi indiciado pela Polícia Federal em três inquéritos.