Lindbergh Farias pede prisão preventiva de Bolsonaro e alerta para risco de fuga
Deputado do PT alega descumprimento de medidas cautelares e ameaça ao processo no STF

Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara
O deputado federal Lindbergh Farias (PT), líder do partido na Câmara, protocolou um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que seja decretada a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O parlamentar afirma que Bolsonaro representa risco de fuga e tem desrespeitado medidas cautelares impostas pela Corte.
Segundo o documento encaminhado ao STF, a medida é necessária para assegurar “a garantia da ordem pública e econômica e da aplicação da lei penal”, destacando ainda o “descumprimento reiterado das medidas cautelares” por parte do ex-mandatário.
No texto, Farias aponta que a possibilidade de Bolsonaro deixar o país agrava ainda mais a situação. “Risco concreto de fuga, apontado pela Polícia Federal, agrava ainda mais o quadro, pois se soma ao descumprimento reiterado e ao contexto de ataques estrangeiros com a aplicação de sanções com o objetivo de interferir no processo de julgamento da AP nº 2.668 que tramita no STF”, escreveu o deputado.
Para ele, a prisão preventiva é uma “necessidade cautelar de resguardar a própria integridade do processo de julgamento do representado e dos corréus e da própria aplicação da lei penal, após a cautela e prudência da Primeira Turma na crescente aplicação de medidas cautelares diversas terem se mostrado insuficientes”.
Jair Bolsonaro é réu no inquérito que o acusa de integrar o núcleo central da trama golpista investigada pelo STF. O julgamento está marcado para o dia 2 de setembro.