NotíciasPolíticaJaques Wagner indica que Jorge Messias é o favorito para assumir lugar de Barroso no STF

Jaques Wagner indica que Jorge Messias é o favorito para assumir lugar de Barroso no STF

Apesar de soltar um 'favoritismo', outros dois nomes estão em pauta

| Autor: Redação - Varela Net
Jaques Wagner indica que Jorge Messias é o favorito para assumir lugar de Barroso no STF

Foto: Ricardo Stuckert - PR / Reprodução Redes Sociais

O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, indicou o favorito do presidente da republica, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para  assumir a vaga de Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). Devido a aposentadoria antecipada do ministro, alguns sucessores estão sendo analisados para assumir a vaga, como Jorge Messias, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Bruno Dantas (TCU).  

Feita em entrevista ao jornal O Globo, a revelação de Wagner deixou indícios que Jorge Messias é o favorito para a vaga. Segundo o senador, Messias tem mais convivência e já foi cogitado em outras oportunidades. Apesar de ter um destaque maior para Messias, o ex-governador da Bahia deixou claro que Lula não costuma revelar seus próximos passos e, mesmo que a vaga provavelmente fique entre os três, existe a chance de aparecer outros.

"Todos os citados têm relação de confiança com o presidente. Óbvio que o Messias é com quem ele tem mais convivência e já foi cogitado da outra vez. É uma decisão de Lula. Ele ouve muita gente, mas não revela o caminho que está trilhando. A relação dele com o Rodrigo é boa, com o Bruno sempre foi boa, com o Messias também. Na minha opinião, está entre esses nomes. Mas não é impossível que apareça outro", disse Wagner. 

O principal ponto a favor de Jorge Messias é a sua idade. Com 45 anos, a tendência é que, caso seja o escolhido, ele só saíria por uma aposentadoria em 2055, cinco anos depois de Cristiano Zanin, o último, na lógica, a deixar a atual corte. Apesar de ser o mais novo, seus principais concorrentes, Bruno Dantas e Pacheco têm 47 e 48 anos cada, respectivamente.

Tags

Notícias Relacionadas