Itamaraty responde aos ataques e ameaças cometidos por governo venezuelano
O governo venezuelano vem atacando o Brasil desde o veto à entrada no Brics
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Após recentes ameaças postadas pela polícia venezuelana nas redes sociais, o Palácio do Itamaraty expressou nesta sexta-feira (1º), a surpresa com o tom ofensivo de autoridade da Venezuela em relação ao Brasil.
A nota foi divulgada após a Venezuela convocar seu embaixador no Brasil em repúdio a declarações de porta-vozes brasileiros, incluindo o assessor especial da Presidência, embaixador Celso Amorim. O governo venezuelano também convocou o Encarregado de Negócios do Brasil em Caracas para manifestar seu descontentamento. A Venezuela, acusou o Brasil de ter vetado sua entrada no grupo do Brics durante a cúpula na Rússia.
Celso Amorim negou que o Brasil tenha vetado a entrada da Venezuela no Brics, explicando que a decisão foi consensual entre os países fundadores. Maduro criticou o Itamaraty, associando-o ao Departamento de Estado dos EUA e atribuindo o veto ao secretário de Ásia e Pacífico, Eduardo Saboia. Recentemente a polícia venezuelana fez a postagem de uma montagem ameaçando o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT)