NotíciasPolíticaEm jantar no Alvorada, Lula e Barroso discutem sucessão no STF

Em jantar no Alvorada, Lula e Barroso discutem sucessão no STF

No encontro de despedida, os dois conversaram sobre a vaga deixada por Barroso, presença feminina na Corte e o futuro do Judiciário

| Autor: Redação Varela Net
Em jantar no Alvorada, Lula e Barroso discutem sucessão no STF

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Em seu último dia como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso participou, na sexta-feira (17), de um jantar de despedida oferecido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio da Alvorada. O encontro teve como principal pauta a escolha do novo indicado ao STF, após a saída do magistrado.

Segundo interlocutores ouvidos pela Folha de S. Paulo, Lula e Barroso conversaram por cerca de duas horas, abordando temas como a sucessão na Corte, a presença de mais mulheres no Supremo, o futuro do Judiciário, além de assuntos pessoais. A primeira-dama Janja Lula da Silva não participou do jantar, por estar em viagem.

Fontes relataram que Barroso chegou a comentar os principais nomes cotados para substituí-lo, afirmando apenas que “todos são preparados” para o cargo.

O encontro ocorreu poucos dias após o ministro votar a favor da descriminalização do aborto até o terceiro mês de gestação, em sessão extraordinária que ele mesmo solicitou ao presidente do STF, Edson Fachin. O posicionamento seguiu o mesmo caminho da ministra Rosa Weber, que também se manifestou favoravelmente à medida antes de sua aposentadoria.

Barroso anunciou sua aposentadoria antecipada na quinta-feira (9), alegando que era hora de “seguir novos rumos”. Aos 67 anos, ele poderia permanecer na Corte até os 75, idade-limite para ministros do Supremo. Nomeado por Dilma Rousseff em 2013, o jurista encerra uma trajetória de mais de uma década no STF.

Tags

Notícias Relacionadas