Bolsonaro chora ao assistir posse de Donald Trump pela televisão
O ex-presidente não pode viajar para assistir a posse
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chorou durante a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, que assumiu seu segundo mandato nesta segunda-feira (20/1). Bolsonaro, que assistiu à cerimônia pela TV na sede do PL em Brasília, foi convidado por Trump, mas não pôde comparecer devido à retenção de seu passaporte após uma operação da PF sobre uma suposta tentativa de golpe de estado.
Bolsonaro se emocionou duas vezes durante o discurso de Trump, conforme relatado pelo deputado bolsonarista Evair Vieira de Melo (PP-ES). O ex-presidente comentou: “A minha preocupação não é perder uma eleição numa democracia, mas perder a democracia numa eleição!” O vídeo foi publicado pelo filho de Bolsonaro, o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), nas redes sociais.
Impedido de sair do país, Bolsonaro acompanhou a posse ao lado de aliados na sede do PL, enquanto sua esposa, Michelle, e seu filho, Eduardo Bolsonaro, viajaram para representar a família. Bolsonaro expressou estar "abalado" e afirmou enfrentar uma "enorme perseguição política". Em suas redes sociais, ele se referiu ao dia da posse como um "Grande Dia" e compartilhou momentos da campanha de Trump em 2024.