Bolsonaro buscou orientação com advogado de Trump sobre tarifaço
Segundo a Polícia Federal, o ex-presidente gostaria de saber como se comportar nas redes sociais

Foto: Alan Santos / PR
Segundo relatório da Polícia Federal (PF), o ex-presidente Jair Bolsonaro pediu ajuda ao advogado que representa a empresa Rumble e a Trump Media & Technology Group, Martin de Luca, tentando melhorar a comunicação sobre o Tarifaço. Medida imposta por Donald Trump, o tarifaço visa taxar, em 50%, exportações brasileiras para os Estados Unidos.
O ex-presidente revela, por meio de um áudio, a Martin que fez um texto elogiando Donald Trump sobre as medidas. No conteúdo, Bolsonaro diz que a liberdade está acima da economia. Seu pedido é para que o advogado mostre o caminho que o político deve seguir nas redes sociais.
“Martin, peço que você me oriente também, me desculpa aqui tá, minha modéstia, como proceder. Eu fiz uma nota, acho que eu te mandei. Tá certo? Com quatro pequenos parágrafos, boa, elogiando o Trump, falando que a questão de liberdade tá muito acima da questão econômica. A perseguição a meu nome também, coisa que me sinto muito... pô fiquei muito feliz com o Trump, muita gratidão a ele. Me orienta uma nota pequena da tua parte, que eu possa fazer aqui, botar nas minhas mídias, pra chegar a vocês de volta aí. Obrigado aí. Valeu, Martin.”
Na visão da Polícia Federal, o pedido é como um alinhamento do ex-presidente com interesses pessoais que prejudicam o Brasil como um todo, sobretudo na economia. Para os aliados de Bolsonaro, esse é tópico mais delicado sobre a investigação, visto que o áudio reforça a tese de Bolsonaro atuar junto a Trump em medidas que visam afetar o Supremo Tribunal Federal (STF).