Turista suíço segue tratamento na UTI após ser baleado na cabeça
Cristophe Moser foi ferido em Stella Maris durante uma tentativa de assalto
Foto: Arquivo pessoal, redes sociais
O turista Cristophe Moser, de 59 anos, da Suíça, foi baleado na cabeça em uma tentativa de assalto no bairro de Stella Maris, em Salvador. O crime aconteceu na quinta-feira, 8, e o suspeito, durante um confronto com a Polícia Militar, morreu no dia seguinte. Ele passou por uma cirurgia e se recupera na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde segunda-feira (12).
Segundo a sua esposa, Marli Moser, o casal saía de um restaurante e foi abordado por um carro. "Um outro veículo se aproximou e o homem já saiu atirando [...] Como Cris estava em movimento, ele só acelerou para fugir dos tiros e abaixou a cabeça. Eles fizeram mais alguns disparos e fugiram", disse ela em entrevista. O engenheiro foi transferido para um quarto da unidade médica, com o quadro mais estável. "Ele está se recuperando bem (...). Já está comendo, falando, está se recuperando bem", detalhou a companheira do turista.
Cristophe nasceu na cidade de Lausanne e, além de engenheiro elétrico, ele é professor de cursos de doutorado, com trabalhos reconhecidos mundialmente em diversas instituições de ensino. Segundo familiares, o estrangeiro pegaria um voo de Salvador para São Paulo, na sexta-feira, e de lá partiria para os Estados Unidos, na cidade de Boston, onde participaria de uma convenção na próxima semana. Está casado há 9 anos com Marli, que nasceu em Salvador. Com isso, essa viagem foi a primeira em que a vítima trouxe os três filhos para conhecer a capital baiana.
Já o assaltante, identificado como Railan Santos Barbosa, de 27 anos, foi encontrado no Bairro da Paz, na Rua Duque de Caxias, onde trocou tiros com a Polícia Civil e foi atingido. Conforme a corporação, ele foi socorrido para uma unidade de saúde, mas não resistiu. Com ele, que estava usando uma tornozeleira eletrônica, foram encontrados um revólver calibre 38 com munições e duas facas. Ambos materiais foram apresentados na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa.