NotíciasPolíciaPolícia da Bahia matou mais que todas as polícias dos EUA; SSP aponta queda

Polícia da Bahia matou mais que todas as polícias dos EUA; SSP aponta queda

Dados são referentes a 2022, quando 1.464 pessoas foram mortas em intervenções

| Autor: Redação

Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

A letalidade policial na Bahia é maior do que a praticada por todas as forças policiais dos Estados Unidos juntas no ano de 2022, segundo reportagem do portal UOL. A publicação traz comparativo com base em dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Mapping Police Violence, dos EUA.

Ao todo, policiais baianos mataram 1.464 pessoas em intervenções no ano passado. Nessa estatística, o estado não diferencia a Polícia Civil da Militar. Já nos Estados Unidos, as forças de segurança mataram 1.201 pessoas.

Os dados da letalidade baiana são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, enquanto os números dos EUA foram extraídos do Mapping Police Violence, uma organização que reúne e publica as estatísticas dos mortos pelas polícias norte-americanas, que contam com aproximadamente 18 mil corporações em todo o país. Os dados do Mapping Police Violence do ano passado foram divulgados pelo jornal britânico The Guardian.

Ao portal UOL, a Secretaria da Segurança Pública afirmou que mortes por intervenção policial reduziram 5,8% em 2023. O governo não informou os números usados para o levantamento. A pasta, contudo, não informou os números usados para o levantamento.

A SSP destacou trabalhos positivos da corporação, como apreensão de armas de fogo e de toneladas de drogas, além de ações contra o tráfico de drogas.

Afirmou ainda que são constantes os investimentos em capacitação, tecnologia e inteligência para as forças de segurança do estado, buscando sempre, como principal objetivo, a preservação de vidas, bem como a legalidade das ações policiais.

Tags

Notícias Relacionadas