PM agride idosa e dá mata-leão em homem durante abordagem em São Paulo
O caso foi gravado por testemunhas nesta quarta-feira (4)

Foto: Reprodução
Policiais militares agrediram uma mulher de 63 anos e deram um golpe de mata-leão em seu filho durante uma abordagem na garagem da família na cidade de Barueri, em Grande São Paulo. O caso aconteceu na noite desta quarta-feira (4) e testemunhas gravaram o momento das agressões.
Matheus Higino Lima Silva, de 18 anos, e Juarez Higino Lima Junior, de 39, que estavam na calçada com uma moto próximo à residência, foram abordados por PMs na Rua Mar Negro. O veículo estava com a documentação atrasada, por isso os agentes iriam apreender a motocicleta.
Pai e filho resistiram a ação e correram para o interior da garagem. Segundo a versão dos agentes, que foi apresentada no boletim de ocorrência, eles teriam xingado os agentes de "seus lixos".
Nas imagens gravadas por testemunhas, é possível ver que um dos PMs chegou a aplicar em Juarez um golpe de mata-leão, proibido pela instituição desde 2020.
No vídeo, a mãe de Juarez, Lenilda Messias Santos Lima, aparece com o rosto sangrando e aos prantos. Ela é empurrada e chutada por um policial, que puxa a idosa pela gola do casaco.
Segundo o relato de uma das vítimas, os agentes atuaram de forma violenta na abordagem, com armas em punho, e começaram a bater em todos. Ele descreveu a situação como um "terror", onde o filho Matheus foi agredido repetidamente enquanto a confusão se alastrava. Após os ferimentos, todos foram levados para o hospital e, em seguida, à delegacia, onde o caso foi registrado como desacato, resistência, lesão corporal e abuso de autoridade.