Operação Despesca: PF combate mineração ilegal de ouro na Bahia
Operação foi deflagrada nesta sexta-feira (22)
Foto: Divulgação/PF
A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Despesca na manhã desta sexta-feira (22), com o objetivo de cumprir mandados judiciais a partir de uma investigação contra mineração ilegal de ouro em Santaluz, município localizado no interior da Bahia. Esta operação é um desdobramento da Operação Insistência, deflagrada em dezembro de 2023.
Durante esta fase da investigação, os agentes estão cumprindo mandados de busca e apreensão em sítios, localizados próximos a garimpos, onde são instaladas plantas que utilizam uma técnica hidrometalúrgica para extração de ouro. Este ouro é extraído utilizando grandes quantidades de Cianeto de Sódio, podendo causar grande impacto na saúde humana e ambiental.
De acordo com a PF, 40 policiais estão cumprindo oito mandados de busca e apreensão nesta sexta. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Feira de Santana. Os investigados poderão responder pelos crimes de usurpação de bens da União, associação criminosa, posse de artefatos explosivos, extração ilegal de recursos minerais e uso/armazenamento ilícito de substância tóxica, perigosa e nociva.