NotíciasPolíciaAgente é preso suspeito de passar informações e celulares para presidiários

Agente é preso suspeito de passar informações e celulares para presidiários

A operação foi deflagrada pelo Ministério Público do estado

| Autor: Redação

Foto: Divulgação/MP-BA

Na manhã desta quinta-feira (21), o Ministério Público estadual deflagrou uma operação contra um esquema criminoso relacionado à entrada de celulares e compartilhamento de informações privilegiadas entre um agente penitenciário e detentos do Presídio de Segurança Máxima de Serrinha.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em colaboração com o Grupo Especial de Execução Penal (Gaep) e a 1ª Promotoria de Justiça de Serrinha, executou quatro mandados de busca e apreensão nas residências do agente e em celas da unidade prisional. O agente foi detido em flagrante, e em sua residência, foram confiscados celulares, uma arma e drogas.

De acordo com as investigações conduzidas pelo Ministério Público, iniciadas a partir da apreensão de telefones celulares pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), o agente público mantinha negociações regulares com os detentos para facilitar a entrada de aparelhos telefônicos e carregadores, além de repassar informações sensíveis aos internos, incluindo detalhes sobre a rotina das fiscalizações.

As apurações indicam ainda que há suspeitas de envolvimento do agente em transações ilegais de armas destinadas a uma facção criminosa local, cujo líder está entre os detidos. Os alvos estão sendo investigados por crimes de favorecimento e corrupção passiva no caso do agente, corrupção ativa no caso dos detentos, e todos são suspeitos de associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Tags

Notícias Relacionadas