Embaixada recomenda que brasileiros em Kiev permaneçam em casa
A exceção é em caso de sirene ser acionada. País entrou em conflito armado com a Rússia
Foto: Divulgação / Governo Brasileiro
A Embaixada Brasieira em Kiev, capital da Ucrânia, se manifestou, nesta quinta-feira (24), em meio ao conflito do país com a Rússia, iniciado na madrugada.
Em nota, a Embaixada afirma os brasileiros que vivem na região oeste devem buscar outro país, após se informarem sobre a situação do local onde está. Para quem vive no leste, a recomendação é que o grupo tente contato com o órgão, caso não consiga se deslocar por conta própria, através do número +380 50 384 5484, após chegar em Kiev.
Já para quem vive em Kiev, um dos palcos do confronto, a recomendação é oposta. A crise tem gerado engarrafamentos, o que colocaria os brasileiros em risco em uma possível tentativa de fuga para outros lugares. A exceção é em caso de sirenes na cidade serem acionadas, o que sinaliza perigo. A orientação inicial do comunicado é que o grupo aguarde novos posicionamentos da embaixada.
A Ucrânia virou centro de uma tensão política nos últimos anos, agravada com a invasão russa. O presidente do país, Volodymyr Zelensky, já declarou que a Ucrânia está revidando aos ataques da Rússia, o que já ocasionou nas primeiras mortes do confronto.