NotíciasMundoCongressistas dos EUA pedem cancelamento de vistos de ministros do STF

Congressistas dos EUA pedem cancelamento de vistos de ministros do STF

Parlamentares do Partido Republicano solicita ao governo americano que revogue os vistos de Alexandre de Moraes

| Autor: Redação

Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES e Freepik

Cinco congressistas americanos, incluindo quatro deputados e um senador, formalizaram um pedido ao secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, para que cancele os vistos do ministro do STF, Alexandre de Moraes, e de outros ministros. No pedido, afirmam que os magistrados têm "silenciado a liberdade de expressão no Brasil", citando especificamente a suspensão do X, antiga plataforma Twitter, determinada por Moraes.

Fontes do Itamaraty e do Palácio do Planalto consideram remotas as chances de que o Departamento de Estado atenda ao pedido, alegando que tal ação poderia provocar uma crise diplomática significativa. No entanto, a preocupação aumenta caso Donald Trump, próximo de integrantes do clã Bolsonaro, vença as eleições presidenciais em novembro.

Os parlamentares que assinaram o pedido são María Elvira Salazar, Christopher H. Smith, Rich McCormick, Carlos Giménez e Rick Scott. Eles argumentam que "o Brasil é cúmplice em práticas antidemocráticas", pedindo que o governo americano negue a entrada de Moraes e dos demais ministros.

Além disso, Salazar e o deputado Darrell Issa protocolaram um projeto de lei que visa proibir a entrada nos EUA de autoridades que promovem censura contra americanos, motivados pela suspensão do X. Em seu site, Salazar declarou que Moraes representa "um ataque internacional à liberdade de expressão".

Tags

Notícias Relacionadas