Congressistas dos EUA pedem cancelamento de vistos de ministros do STF
Parlamentares do Partido Republicano solicita ao governo americano que revogue os vistos de Alexandre de Moraes

Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES e Freepik
Cinco congressistas americanos, incluindo quatro deputados e um senador, formalizaram um pedido ao secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, para que cancele os vistos do ministro do STF, Alexandre de Moraes, e de outros ministros. No pedido, afirmam que os magistrados têm "silenciado a liberdade de expressão no Brasil", citando especificamente a suspensão do X, antiga plataforma Twitter, determinada por Moraes.
Fontes do Itamaraty e do Palácio do Planalto consideram remotas as chances de que o Departamento de Estado atenda ao pedido, alegando que tal ação poderia provocar uma crise diplomática significativa. No entanto, a preocupação aumenta caso Donald Trump, próximo de integrantes do clã Bolsonaro, vença as eleições presidenciais em novembro.
Os parlamentares que assinaram o pedido são María Elvira Salazar, Christopher H. Smith, Rich McCormick, Carlos Giménez e Rick Scott. Eles argumentam que "o Brasil é cúmplice em práticas antidemocráticas", pedindo que o governo americano negue a entrada de Moraes e dos demais ministros.
Além disso, Salazar e o deputado Darrell Issa protocolaram um projeto de lei que visa proibir a entrada nos EUA de autoridades que promovem censura contra americanos, motivados pela suspensão do X. Em seu site, Salazar declarou que Moraes representa "um ataque internacional à liberdade de expressão".