Brasileira desaparecida em Paris é encontrada pela polícia
Fernanda Santos de Oliveira teve o desaparecimento registrado no dia 6 de maio
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
A brasileira Fernanda Santos de Oliveira, de 44 anos, que estava desaparecida desde o último dia 6, em Paris, na França, foi encontrada pela polícia francesa, na manhã desta segunda-feira, 22. Ela foi vista entrando em seu apartamento e os vizinhos acionaram a polícia.
Segundo sua irmã, Maria Aparecida Santos Oliveira, que mora no Brasil, Fernanda estava debilitada por ter ficado vários dias sem se alimentar e foi levada para um hospital francês, onde passou por exames, foi medicada e está em observação.
"Falamos rapidamente porque ela estava indo para o atendimento e não foi possível saber exatamente o que aconteceu. O mais importante é que ela está bem. Já avisei o filho dela e os netinhos também estão sabendo. Agora, é esperar o que será decidido sobre o futuro dela", disse.
Fernanda saiu do seu apartamento, no dia 6, carregando apenas o passaporte, uma bolsa de mão e um patinete elétrico. Quando deixou de entrar em contato, a irmã pediu ajuda ao governo brasileiro e o Consulado-Geral do Brasil em Paris mobilizou as autoridades locais.
A polícia francesa foi ao apartamento e verificou que Fernanda não tinha levado outros documentos, nem o telefone celular. Os agentes também foram ao restaurante onde ela trabalhava e receberam a informação de que ela estava faltando ao trabalho.
Fernanda deixou o Brasil em abril de 2022 com uma prima, com destino à França. As duas viajaram juntas pela Europa e a prima embarcou para os Estados Unidos. Sem visto para o país norte-americano, Fernanda decidiu permanecer na França.
Ela é técnica de enfermagem e tem curso de radiologia, mas só conseguiu emprego no restaurante, em Boulogne-Billancourt, no subúrbio de Paris. Antes de desaparecer, ela falava diariamente com a irmã de Botucatu, que estranhou quando os contatos cessaram e pediu ajuda.