Asteroide 2025 KF passa próximo à Terra sem riscos de impacto
Objeto espacial recém-descoberto cruzou o céu a 115 mil km do planeta

Imagem ilustrativa de asteroide |Foto: Reprodução/Freepik
O asteroide 2025 KF, com aproximadamente 16 metros de diâmetro, passou muito próximo da Terra nesta quarta-feira (21), a uma distância de cerca de 115 mil quilômetros do polo sul terrestre. A rocha espacial foi descoberta na última segunda-feira (19) por astrônomos do projeto Minor Planet Center, que opera no deserto do Atacama, no Chile.
Segundo o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, o asteroide viajou a uma velocidade de 41.650 km/h e atingiu sua maior aproximação às 14h30 (horário de Brasília). Apesar da curta distância em termos astronômicos, especialistas garantem que o objeto não representa perigo, pois seu tamanho reduzido impediria danos significativos caso entrasse na atmosfera terrestre.
O 2025 KF também não oferece riscos à Lua, que está a uma distância maior do que a Terra em relação ao asteroide. Para ser considerado uma ameaça real, um corpo celeste precisa ter pelo menos 150 metros de diâmetro, quase dez vezes o tamanho do 2025 KF. A NASA monitora milhares de asteroides próximos ao planeta e reforça que não há previsão de impacto de objetos perigosos nos próximos 100 anos.
A descoberta e o rastreamento rápido do asteroide demonstram a eficiência das redes internacionais de monitoramento espacial. Desde 1998, a NASA já catalogou mais de 40 mil asteroides que se aproximam da Terra, sendo que cerca de 4.700 são classificados como potencialmente perigosos, com base em seu tamanho e trajetória.