NotíciasPolíticaLula comenta cessar-fogo em Gaza: "O Brasil tem problema com Netanyahu, não com Israel"

Lula comenta cessar-fogo em Gaza: "O Brasil tem problema com Netanyahu, não com Israel"

Lula elogiou a mediação do presidente Donald Trump, presidente dos EUA, para o fim do conflito

| Autor: Redação - Varela Net
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) |Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nesta segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou o cessar-fogo em Gaza, ressaltando que o Brasil não tem problema com Israel, mas com Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro do país. Em mais de uma oportunidade, o petista classificou o conflito como um "genocídio" contra a população da Palestina. 

"O Brasil não tem o problema com Israel, o Brasil tem o problema com Netanyahu. Quando Netanyahu não for mais o governo, não haverá nenhum problema entre o Brasil e Israel, que sempre foi uma relação muito boa.", declarou o presidente brasileiro. 

Lula ainda disse que parte da população israelense era contra o conflito e lutava contra a postura de Netanyahu. 

Nós sabemos o papel que o povo judeu tem feito, inclusive lutando contra a atitude do Netanyahu. Nós sabemos que o povo judeu não concordava em muita parte com aquela guerra.

Ao final da fala, Lula elogiou a postura do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na mediação do fim do conflito, e destacou os próximos passos para que a paz seja selada de forma definitiva na região. 

"O fato do presidente Trump ter ido a Israel é um sinal muito importante. E agora vai ter reunião no Egito com os países da Europa. Eu acho importante. Eu espero que aqueles que ajudaram Israel na sua posição de violência, agora ajudem a ter uma paz definitiva. Eu acho que todo mundo vai ficar feliz. Mais do que eu, o povo palestino e o povo judeu.", finalizou Lula.

Tags

Notícias Relacionadas