Vitória é eliminado nos pênaltis e não jogará a Copa do Nordeste em 2022
Leão chegou a abrir 2 a 0 no tempo normal, mas permitiu o empate
Foto: Pietro Capri/Vitória
Em jogo realizado na noite desta quinta-feira (18), no Barradão, o Vitória abriu dois gols de diferença, mas acabou cedendo o empate e foi eliminado da Pré-Copa do Nordeste nas cobranças de pênaltis por 6 x 5. Sendo assim, a equipe está fora da maior competição regional em 2022.
Os gols do Vitória no tempo normal foram marcados por Raul Prata e Fernando Neto. Já o Belo teve os gols anotados por William Machado e Welton.
O Rubro-Negro volta a campo na segunda-feira (22), quando enfrenta o CRB, às 18h, no Rei Pelé, em jogo válido pela Série B, e que é encarado como uma final pela equipe, já que o Leão pode ser rebaixado caso não vença a partida.
O jogo
A partida começou com poucas oportunidades para as duas equipes. Os times tocavam a bola, mas eram pouco incisivos no ataque.
A primeira boa chance foi do time visitante. Aos dez minutos, Welton bateu da entrada da área e Lucas Arcanjo caiu para fazer uma boa defesa.
Tanto Vitoria quanto Botafogo tinham dificuldades na criação das jogadas e as finalizações não levavam grande perigo.
Quando o Leão levou perigo, acabou chegando ao gol. Aos 28 minutos, Raul Prata recebeu pelo lado direito, cortou pra dentro da área e bateu de esquerda para abrir o placar.
Três minutos depois o Rubro-Negro ampliou o placar. Bruno Oliveira cruzou bola na área, Fernando Neto cabeceou e a bola ainda bateu em Pablo antes de ir para o fundo das redes.
O resultado que parecia tranquilo mudou de 'figura' na segunda etapa. O Vitória recuou e começou a dar espaço para o Botafogo-PB. O Belo começou a gostar do jogo e ganhou espaço no campo de ataque.
Aos 18 minutos, Esquerdinha bateu escanteio na cabeça de William Machado que cabeceou firme para diminuir o placar.
Não demorou muito e a equipe paraibana chegou ao empate. Aos 22, Esquerdinha bateu de fora da área, Lucas Arcanjo espalmou para frente e Welton deixou tudo igual.
O empate mudou um pouco a postura do Vitória que passou a sair mais para o jogo, entretanto, faltava qualidade na criação das jogadas e na finalização.
O Botafogo-PB ainda chegou a ir em alguns momentos aí ataque, mas também não conseguiu produzir grandes lances de perigo. Com isso, a decisão foi para os pênaltis, e o Belo ainda mudou o goleiro antes das cobranças.
Nas cobranças de pênalti os jogadores mostraram estar com pé calibrado e os dois times acertaram as cinco cobranças que tiveram. Entretanto, nas alternadas Renan Luis perdeu a primeira cobrança para o Vitória, e Paulo, goleiro que entrou no final do jogo, marcou o gol da classificação do Belo.
FICHA TÉCNICA
Vitória 2 (5) x (6) 2 Botafogo-PB
Pré-Copa do Nordeste 3ª fase
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Árbitro: Fábio Augusto Santos Sá Junior (SE)
Assistentes: Rodrigo Guimarães Pereira (SE) e Wendel Augusto Lino de Jesus Melo (SE)
Cartões amarelo: Eduardo (Vitória) / Esquerdinha (Botafogo-PB)
Gols: Raul Prata aos 28' do 1°t, Fernando Neto aos 32' do 1°t (Vitória) / William Machado aos 18' do 2°t e Welton aos 21' do 2°t (Botafogo-PB)
Vitória: Lucas Arcanjo; Raul Prata, Wallace, Thalisson Kelven e Roberto (Renan Luis); João Pedro, Fernando Neto (Manoel), Eduardo (Cedric) e Bruno Oliveira (Alisson Santos); Fabinho (Soares) e David. Técnico: Wagner Lopes.
Botafogo-PB: Lucas (Paulo); Sávio, Daniel Felipe, William Machado e Tsunami; Tinga (Amaral), Pablo, Juninho (Esquerdinha); Luã Lúcio (Marcos Aurélio), Welton e Ederson. Técnico: Gérson Gusmão.