Série D: Classificados à 2ª fase, Jacupa e Tremendão miram acesso e reforços
Faltando apenas uma rodada para o final da Série D, a Bahia pode ter três representantes no mata-mata; Juazeirense precisa vencer na última rodada e torcer por tropeço do Santinha

Foto: Divulgação
Faltando apenas uma rodada para o final da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D, os desempenhos dos times baianos na competição têm sido distintos. Já classificados, Bahia de Feira e Jacuipense pensam na próxima fase da competição, enquanto a Juazeirense ainda pode lutar por uma vaga no G4 do Grupo 4. Atual bi-campeão baiano, o Atlético de Alagoinhas acabou sendo a decepção e já visa a temporada 2023. O Carcará não tem chances de avançar e disputa seu último compromisso apenas para cumprir tabela.
No último sábado (9), o Tremendão bateu o Ferroviário por 2 a 0 e segue na 2ª posição do Grupo 6. O campeão baiano de 2011 ainda pode terminar a primeira fase na liderança da chave, já que está a dois pontos do líder Pouso Alegre. Na última rodada, encara o Nova Venécia. A equipe de Feira de Santana vive grande fase, com cinco vitórias seguidas.
Em conversa com à reportagem do Varela Net, o treinador João Carlos Ângelo garante que a meta do clube é conseguir o acesso à Série C. O comandante ainda quer buscar as primeiras colocações na tabela, apesar da classificação antecipada.
"Com relação ao acesso, desde o primeiro momento em que assumimos esse compromisso, temos em mente a busca por esse objetivo. A gente sabe da dificuldade que é essa competição, estamos pensando jogo a jogo. Nossa primeira meta já foi alcançada, que foi a classificação. Agora temos que buscar as primeiras colocações, para que possamos buscar alguma vantagem, termos o segundo jogo do mata-mata em casa. A briga pelo acesso é nosso objetivo, do clube, da comissão técnica e dos atletas", frisou.
Perguntado sobre reforços, o técnico revelou que vem conversando com o diretor de futebol Tiago Souza, mas que se sente satisfeito com o plantel de jogadores que tem na mão.
"A gente trabalha sempre com o objetivo de melhorar, a equipe tem evoluído durante a competição. Eu tenho conversado bastante com o Tiago [Souza], para a gente ver se consegue mapear atletas que possam vir somar conosco, já que é um campeonato difícil, onde há lesões e cartões. Se a gente tiver atletas que possam vir para agregar serão sempre bem-vindos, apesar de nós estarmos satisfeitos com o que temos no elenco hoje. Para trazer jogadores, temos que ver se eles terão o perfil que se adequa ao que a gente pretende não só em termos profissionais, como disciplinares e agregar ao grupo", comentou.
Leão do Sisal
Em busca de retornar à Série C, o Jacuipense também venceu sua última partida, diante do CSE-AL, pelo placar de 2 a 1. Com a equipe garantida na próxima fase, o técnico Rodrigo Chagas disse à reportagem que busca aprimorar ainda mais o desempenho da equipe, que está no mesmo grupo da Juazeirense e Atlético-BA.
"A gente tem avaliado a equipe em busca de um aperfeiçoamento, em busca de uma melhora, isso se dá a cada jogo. Fizemos dois grandes jogos fora de casa e o penúltimo em casa contra o Atlético muito bom. Esse jogo de ontem que realizamos não tivemos um bom desempenho, mas conseguimos um bom resultado, o que já nos deu a classificação antecipada e agora é trabalhar para esse último jogo, mas pensando já no adversário do primeiro mata-mata", disse.
Chagas mostra confiança no grupo, que conta agora com o retorno de jogadores importantes que estavam no departamento médico. O time também vem numa boa sequência, com cinco jogos de invencibilidade: três vitórias e dois empates.
"A gente chegou a um momento do campeonato que a gente vem mantendo o mesmo elenco do Campeonato Baiano. Na realidade, estamos tendo retorno de alguns jogadores que se machucaram, como o Jean, do Welder, que ficou um tempo fora. Volta e meia estamos tendo problemas de lesão. Tivemos a contratação do Adriano Michael Jackson e agora do zagueiro Matheus para que a gente possa continuar tendo um grupo forte pro restante da competição", avaliou.
O treinador do Leão do Sisal enalteceu o trabalho em conjunto que tem sido feito no clube, que pode voltar à Terceira Divisão nacional em apenas um ano após o rebaixamento de 2021.
"É fruto de um trabalho de todos, caso isso aconteça, esse é o objetivo. Eu penso que a diretoria juntamente com todos os atletas vem buscando isso. Quando houve a minha contratação foi com esse pensamento, de trabalharmos dentro dessa filosofia e tentar voltar o time o quanto antes para a Série C. Então, é com esse objetivo, respeitando todo os adversários, trabalhando e buscando crecimento e acontecendo este retorno imediato vai ser muito bom, muito positivo por tudo aquilo que a gente vem trabalhando durante o decorrer de todo o ano. Vamos buscar a melhor performance principalmente nessa reta final", completou.
Cancão de Fogo
Parte do mesmo grupo do Jacuipense e Atlético-BA, a Juazeirense bateu o Sergipe no sábado e agora ocupa a 5ª posição com 16 pontos, apenas dois do Santa Cruz, que abre a zona de classificação. Na última rodada, o Cancão mede forças com o CSE-AL fora de casa, enquanto o Tricolor do Arruda recebe o líder Lagarto-SE.
Mesmo com chances de subir, o clube já havia optado por liberar alguns atletas do elenco e utilizar jogadores da equipe sub-20. A diretoria informou a decisão, após a derrota para o próprio Santa Cruz, no dia 3 de julho. Caso o Santa seja derrotado ou empate sua partida, a equipe de Juazeiro ainda pode conseguir continuar na competição, precisando obrigatoriamente vencer.
Carcará
Goleado por 4 a 1 em seu último duelo da Série D, diante do Lagarto-SE, o Atlético de Alagoinhas não conseguiu repetir o desempenho dos últimos dois campeonatos estaduais, quando se sagrou bi-campeão. A equipe já está matematicamente eliminada desde o dia 3 de julho, quando empatou com o adversário local Jacuipense por 1 a 1.
*Sob supervisão do editor Rafael Tiago Nunes