Presidente do Bahia compra e pede demolição da 'Oxum Casa de Arte'
Guilherme Bellintani adquiriu o espaço em maio deste ano
Foto: Reprodução/Julia Feito a Mão
O presidente do Bahia adquiriu e solicitou a demolição da Oxum Casa de Arte, localizada na Ladeira da Barra. Após comprar o local em maio deste ano, Guilherme Bellintani recebeu autorização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Sedur), e agora é encarregado pela obra.
O local foi fundado por Nancy Bernabó, esposa do artista Carybé, no ano de 1986. A loja foi vendida junto com todo o acerto para o mandatário do Esquadrão. Peças de prataria, arte sacra, pinturas, gravuras e objetos dos séculos XVIII e XIX estão entre os itens disponíveis no espaço.
O terreno possui um total de 540 m², com previsão de geração de resíduos de demolição de 349,05 m³. A autorização para demolição irá ter prazo de dois anos, e, apesar da intervenção ter sido liberada, Bellintani só poderá começar as obras de implantação de um projeto de "edificação uni-residencial", já proposto para a Sedur, após nova autorização. A permissão foi publicada no diário oficial de Salvador, na quinta-feira (22).
A loja já não funcionava desde o último dia 16 de abril. À época, em entrevista ao 'Correio', Solange Bernabó, filha de Carybé e Nancy, disse que a casa continuaria funcionando de maneira "mais virtual". Segundo ela, apenas o Espaço Carybé de Artes, localizado no Forte de São Diogo, iria continuar.
O Espaço da Oxum Casa de Arte é conhecido por quem passava pela Ladeira da Barra, o espaço também era um reduto importante de turistas, políticos e personalidades. Os visitantes assíduos eram Jorge Amado e Zélia Gattai, Veiga Gordilho, Regina Casé e a família de Mário Cravo.