Morre aos 82 anos o Rei Pelé, um dos maiores atletas de todos os tempos
Craque passava por cuidados paliativos após não reagir mais à quimioterapia em tratamento de câncer no cólon
Foto: Reprodução/Instagram/Pelé
O ex-jogador Pelé morreu nesta quinta-feira (29), em São Paulo, aos 82 anos, em decorrência de falência de múltiplos órgãos. A informação foi confirmada pela TV Globo. O Rei do futebol estava internado no hospital Albert Einstein. Ele deixa seis filhos.
O craque não respondia à quimioterapia contra o câncer no cólon e passou a receber cuidados paliativos. Isso significa que o tratamento quimioterápico foi suspenso e foram adotadas medidas de conforto, para aliviar a dor e a falta de ar.
Pelé foi submetido no ano passado a uma cirurgia por causa de um câncer no cólon, segundo o jornal Folha de S. Paulo. No início de 2022, foram identificadas metástases no intestino, no pulmão e no fígado.
Nascido em 23 de outubro de 1940, na cidade de Três Corações (MG), Edson Arantes do Nascimento atuou profissionalmente como atacante. Considerado como um dos maiores atletas de todos os tempos, o Rei Pelé coleciona números grandiosos no futebol.
Em 2000, foi eleito Jogador do Século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) e foi um dos dois vencedores conjuntos do prêmio Melhor Jogador do Século da Fifa. Nesse mesmo ano, Pelé foi eleito Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional.
De acordo com a IFFHS, Pelé é o segundo maior goleador da história do futebol em jogos oficiais, com 765 tentos assinalados em 812 partidas. Ao todo, incluindo amistosos não oficiais, marcou 1283 gols em 1363 partidas —recorde mundial do Guinness.
Durante sua carreira, Pelé também chegou a ser durante um período o atleta mais bem pago do mundo.
Início no Santos, seu time de coração
Pelé começou a jogar futebol aos 15 anos, pelo Santos Futebol Clube, seu time do coração. "Todo mundo que me conhece sabe que o Santos sempre vai estar no meu coração. É onde minha história começou, e sempre serei grato pelas minhas incríveis memórias jogando na Vila Belmiro", escreveu ele em sua conta no Instagram em junho deste ano.
Aos 16, já vestia a camisa da Seleção Brasileira. Em sua carreira, ganhou três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970), tornando-se o único jogador com esse feito. O craque também é o maior goleador da história da equipe Canarinho, com 77 gols em 92 jogos.
Em clubes, ele é o maior artilheiro da história do Santos e os levou a várias conquistas, com destaque para duas Copas Libertadores da América e dois Mundiais Interclubes, vencidos em 1962 e 1963.
Conhecido por conectar a frase "jogo bonito" ao futebol, a "ação eletrizante e a propensão a objetivos espetaculares" de Pelé fizeram dele uma estrela rapidamente, e sua equipe fez turnês internacionais, a fim de aproveitar ao máximo sua popularidade. Desde que se aposentou em 1977, é embaixador mundial do futebol e fez muitos trabalhos de atuação e comerciais. Em janeiro de 1995 foi nomeado ministro do esporte no governo Fernando Henrique Cardoso. Em 2010, foi nomeado Presidente Honorário do New York Cosmos.
Com média de quase um gol por partida ao longo da carreira, Pelé era especialista em chutar a bola com qualquer um dos pés, além de antecipar os movimentos de seus oponentes em campo. Embora predominantemente atacante, ele podia se aprofundar e assumir um papel de playmaker, fornecendo assistências com sua visão e habilidade de passe; usava ainda suas habilidades de drible para ultrapassar os adversários. No Brasil é aclamado como herói nacional por suas realizações no futebol.
Ao longo de sua carreira e aposentadoria, Pelé recebeu vários prêmios individuais e de equipe por seu desempenho em campo, suas conquistas recordes e seu legado no esporte.