NotíciasEsportesEntenda porque o afastamento de Ednaldo Rodrigues pode tirar clubes da Libertadores e Brasil da Copa

Entenda porque o afastamento de Ednaldo Rodrigues pode tirar clubes da Libertadores e Brasil da Copa

Estatuto da Fifa veda interferência externa nas confederações

| Autor: Redação - Varela Net
Entenda porque o afastamento de Ednaldo Rodrigues pode tirar clubes da Libertadores e Brasil da Copa

Foto: Rafael Ribeiro | CBF

O afastamento do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, pelo TJRJ, reacendeu a possibilidade e a preocupação de sanções da FIFA, que pode afetar os times em competições internacionais e o Brasil na Copa do Mundo. 

A entidade máxima do futebol não reconhece interferência de terceiros em relação as políticas internas das federações de futebol filiadas, colocando assim em risco as participações em competições internacionais. 

O movimento de afastamento ocorre justamente durante o congresso anual da Fifa, o que amplia a visibilidade do caso e pressiona por uma resposta institucional. Em termos práticos, a punição poderia ser a suspensão da CBF, o que impediria qualquer equipe, seja profissional ou de base, de representar o Brasil em competições organizadas por Fifa ou Conmebol.

O risco não é em teor de especulação. Em dezembro de 2023, quando Ednaldo foi afastado pela primeira vez pelo TJRJ, a própria FIFA enviou uma notificação oficial alertando a CBF sobre as possíveis consequências da decisão judicial. 

"As associações membros da Fifa são obrigadas a gerir os seus assuntos de forma independente e sem influência indevida de terceiros. Qualquer violação destas obrigações pode levar a potenciais sanções, mesmo que a influência não tenha sido culpa da associação em questão", segundo trecho do documento oficial da FIFA em 2023. 

Por conta disso, na época, a pressão internacional fez o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mobilizar a volta de Ednaldo Rodrigues ao cargo. 

Tags

Notícias Relacionadas