NotíciasEsporteAtletas baianos vão até São Paulo para participar de Paralimpíadas Escolares

Atletas baianos vão até São Paulo para participar de Paralimpíadas Escolares

Ao todo, 10 atletas vão competir representando a Bahia

| Autor: Redação

Foto: Divulgação

A Bahia está sendo representada nas Paralimpíadas Escolares 2024, evento que ocorre em São Paulo até o dia 30 de novembro. A equipe baiana é cjomposta por 10 paratletas, sendo oito deles treinados no Centro de Referência Paralímpico da Bahia (CRPBa), disputará modalidades como paratletismo, parabadminton, bocha paralímpica, judô, tênis de mesa e natação. A competição é considerada a maior do país voltada para modalidades paralímpicas escolares e reúne representantes de 72 Centros de Referência Paralímpicos em todo o Brasil.

Segundo Wilson Brito Filho, supervisor do CRPBa e chefe da equipe baiana, apesar da quantidade limitada de atletas e modalidades, o grupo tem grande potencial para conquistar medalhas e representar bem o estado. "Participamos anualmente deste evento e temos bons resultados, com grandes chances de novas conquistas", afirma.

Para Iuri Nascimento, coordenador do curso de Educação Física da Unijorge, a participação dos paratletas nas Paralimpíadas Escolares vai além da conquista de medalhas. Ele destaca a importância do evento para promover a inclusão social e o desenvolvimento de jovens com deficiência, permitindo que eles não só aperfeiçoem seus talentos esportivos, mas também se integrem à sociedade de forma mais ampla.

O CRPBa, inaugurado em 2022, tem sido fundamental para o avanço do esporte paralímpico na Bahia. Localizado no campus Paralela da Unijorge, o centro oferece uma estrutura de treinamento completa, com modalidades como badminton, bocha e atletismo, e conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar, composta por professores e alunos do curso de Educação Física da instituição.

Tags

Notícias Relacionadas