Arsène Wenger afirma que a Fifa está analisando formatos para próxima Copa
Decisão virá em 2023, segundo o chefe do departamento de futebol
Foto: Reprodução/Divulgação
O chefe de departamento do desenvolvimento de futebol da Fifa, Arsène Wenger, declarou para o GE neste domingo (4) em uma coletiva no Catar, que a Copa de 2026, que será disputada nos EUA, México e Canadá, ainda não tem um formato definido.
Ao responder para o Globo Esporte sobre o formato da próxima Copa, que será disputada com 48 seleções, Wenger afirmou: “Nesta Copa do Mundo com 48 seleções, o formato ainda não está decidido. Podem ser 16 grupos com três times, podem ser 12 grupos com quatro times cada um, ou talvez dividir em dois lados com 24 times. Quem vai decidir isso é o Conselho [da Fifa] no ano que vem.”
Quando anunciou a mudança da Copa do Mundo, em 2017, a Fifa informou que o torneio seria dividido em 16 grupos com três seleções. E as duas melhores de cada chave avançaram para um mata-mata com 32 equipes.
Segundo o GE, esse formato pode causar um problema esportivo, com dois empates, um time está automaticamente classificado, o que poderia estimular um comportamento defensivo na maioria dos times. Além disso, o número ímpar de times em cada grupo poderia permitir "resultados de conveniência" nas últimas rodadas.
A Copa do Mundo no Catar, mostra que o formato atual permite uma emoção, com grupos de quatro times e dois classificados, tendo em vista o que aconteceu nos grupos E (em que o Japão eliminou a Alemanha) e H (em que a Coreia superou o Uruguai).