2025 pode marcar retorno do Ba-Vi com torcida mista
Ataques recentes entre torcedores dos clubes têm preocupado autoridades
Foto: Letícia Martins/EC Bahia
O último Ba-Vi disputado com a presença das torcidas do Bahia e do Vitória aconteceu em 18 de fevereiro de 2018, uma partida válida pelo Campeonato Baiano e realizada no Barradão, estádio do Vitória. A partida ficou marcada por uma confusão generalizada protagonizada pelos jogadores, que se envolveram em brigas após o gol da equipe visitante. A partida acabou aos 34 minutos da segunda etapa e teve 9 expulsões, com o tricolor baiano conquistando o triunfo.
O Ba-Vi foi nomeado à época antes da partida como o 'Clássico da Paz', mas os acontecimentos em campo mudaram completamente o sentido da partida. Após esse jogo, as duas equipes nunca mais se enfrentaram com a presença das duas torcidas dentro dos estádios. Brigas entre os próprios torcedores ficaram frequentes, mesmo em dias de jogos em que as equipes não enfrentavam.
O último caso de ataque entre torcidas aconteceu no dia 20 de agosto deste ano, quando torcedores da equipe rubro-negra foram espancados por um grupo com 27 integrantes de uma torcida organizada do Bahia. O ataque aconteceu após a partida entre Vitória e Cruzeiro, no Barradão. Na ocasião, 27 pessoas foram detidas, mas, logo em seguida foram liberadas.
Outro caso aconteceu no dia 16 de junho em uma estação de metrô da capital baiana. Uma briga entre membros de uma torcida organizada do Bahia e torcedores do Vitória causou tumulto e correria. A confusão aconteceu momentos antes da partida entre o Vitória e o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro. Nessa ocasião, ninguém foi preso.
Posicionamento do Ministério Público
Em entrevista concedida à equipe do Varelanet, o procurador-geral de Justiça, Pedro Maia, afirmou que o Ministério Público defende a realização do clássico baiano com a presença das duas torcidas nos estádios. “O Ministério Público não é contra a presença da torcida mista, até porque tem previsão no Estatuto do Torcedor, 10% dos ingressos do estádio têm que ser disponibilizados para a torcida visitante e o Ministério Público defende o cumprimento da lei.”
Pedro Maia também alerta que o mais importante é garantir a segurança do torcedor durante as partidas. “A questão é garantir as condições de segurança para o torcedor, para o consumidor, desde a saída de sua casa, até o entorno do estádio e dentro também do estádio onde acontece o espetáculo”, afirma o PGJ.
Sobre a possível volta das torcidas aos estádios em 2025, Pedro Maia afirma que conversas estão acontecendo entre as partes responsáveis para que a decisão seja tomada. “O Ministério Público tem dialogado com todos os atores, sejam as secretarias estaduais envolvidas, as secretarias municipais , a Federação Baiana de Futebol, os clubes, Bahia e Vitória. O Governador sabe que o Ministério Público está ao lado da lei e ao lado do que é correto. Apresentadas as condições e todos esses atores contribuindo e tendo interesse em realizar o espetáculo, para o Ministério Público vai ser motivo de grande honra poder participar de um Ba-Vi com a torcida mista.”