Montagem de camarotes são interditadas em Salvador; saiba mais
Irregularidades nas condições de trabalho dos operários foram encontradas
Foto: Reprodução/Instagram
A obra de montagem de três camarotes para o Carnaval de Salvador foram interditadas entre os dias 6 e 8 de Fevereiro. Em nota divulgada nesta segunda-feira (13), o órgão informou que foi interditada também a obra de recuperação do telhado do Teatro Castro Alves (TCA), espaço cultural que precisou ser interditado após um incêndio em janeiro.
Os camarotes estão localizados nos circuitos Dodô (Barra/Ondina) e Campo Grande (Osmar). De acordo com a chefe do Setor de Fiscalização em Segurança e Saúde do Trabalho, as interdições ocorrem por conta de irregularidades nas condições de trabalho dos funcionários. “São essas irregularidades que geram os altos números de acidentes na construção civil. A inexistência de proteção coletiva, a não elaboração de análise de risco e a falta de capacitação e exames específicos para o trabalho em altura revelam uma cultura de não priorização da gestão em saúde pelos empregadores e consequente precarização das relações de trabalho”, alertou, por meio de nota oficial, Lidiane Barros.
Questionada sobre a volta das obras, Lidiane afirmou que o retorno depende da solicitação do empregador, informando o cumprimento das obrigações legais em saúde e segurança objeto da paralisação imediata, para que a equipe de fiscalização retorne com brevidade para vistoria e liberação. O nome dos camarotes não foi revelado.
Durante o Carnaval, os fiscais do órgão percorrerão os principais circuitos da festa para prevenir, identificar e enfrentar eventuais casos de exploração do trabalho infantil.