Jovem de Pernambués é eleita a mais nova Deusa do Ébano
Concurso do Ilê Aiyê aconteceu na noite deste sábado (28)

Foto: Reprodução/Divulgação
Dalila Santos de Oliveira, dançarina e coreografa de 20 anos, foi eleita a nova Deusa do Ébano do bloco afro Ilê Aiyê na 42ª Noite da Beleza Negra, que aconteceu na noite deste sábado (28).
O evento aconteceu na Senzala do Barro Preto, no bairro do Curuzu, em Salvador. Além de Dalila, outras 13 candidatas disputaram o posto. Ela é moradora do bairro de Pernambués e esta é a primeira vez que a dançarina participa do concurso.
"Ser a Deusa do Ébano é ser a representação encarnada da força, beleza e realeza do povo negro. É reverenciar nossa ancestralidade, valorizando o que temos de mais valioso: a nossa história, nossa cultura. Honrando e levando para as próximas gerações o brilho e o encanto dos Mais Belos dos Belos", disse Dalila.
Gleicy Ellen Teixeira, a atual rainha, passou o manto para Dalila na noite deste sábado (28). Ela reinou por três anos consecutivos devido a não realização do concurso por dois anos por causa da pandemia do Covid-19.
A Band’Aiyê, anfitriã da casa, recebeu Patrícia Gomes e Alobened. Além do feat, o grupo Afrocidade animou a noite.
A noite foi regada por homenagens, entre elas ao criador do evento, Sergio Roberto, que morreu no dia 22 de janeiro. O centenário de Mãe Hilda Jitolu, líder espiritual do Ilê, foi celebrado e o herói nacional de Angola, Agostinho Neto, tema do bloco no carnaval deste ano, também foi homenageado.