Preço de produtos mais procurados na Páscoa registram queda de 0,43%
Achocolatados chegaram a cair 15,1%

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Os preços dos produtos mais procurados durante a semana da Páscoa no Brasil registraram uma queda média de 0,43% em relação ao mesmo período do ano passado, conforme dados divulgados nesta segunda-feira (14) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Entre os itens analisados, a batata-inglesa e a cebola apresentaram as maiores reduções, com quedas de 40,5% e 37,6%, respectivamente. Outros produtos que também tiveram redução de preços incluem o tomate (-7,6%), arroz (-4,1%) e pescados (-0,2%).
Por outro lado, seis dos 11 produtos analisados registraram aumento de preços, com destaque para o alho (26,3%), chocolate em barra e bombons (18,5%), e achocolatados (15,1%). A FecomercioSP atribui a alta nos preços dos chocolates à quebra de safra em grandes países produtores, como Gana, o que impactou o mercado global. O azeite de oliva (12,6%) e o ovo de galinha (13,2%) também tiveram elevações significativas, refletindo a pressão inflacionária sobre itens tradicionais da Páscoa.
Apesar das oscilações nos preços, a expectativa para o consumo durante o período é positiva. A FecomercioSP projeta um aumento de 5% no faturamento dos supermercados paulistas em abril, impulsionado por fatores como o mercado de trabalho aquecido, o crescimento da renda e a maior disponibilidade de crédito. Esses elementos têm contribuído para manter o otimismo no setor varejista, mesmo diante de desafios econômicos.